![]() |
Dep Dra Silvana (PMDB) |
A deputada Dra. Silvana (PMDB) abordou, durante o segundo expediente da sessão plenária desta sexta-feira (05/06), problemas no atendimento a um paciente no Interior. Segundo ela, o homem estava internado em um hospital de Icapuí e corria o risco de perder o dedo. Entretanto, somente em Aracati havia um ortopedista apto a realizar o procedimento necessário.
A parlamentar disse que procurou o médico de Aracati para transferir o paciente, mas o ortopedista teria se recusado a atender, alegando que só sairia da residência dele se fosse um caso de fratura exposta. Segundo Dra. Silvana, o médico teria sugerido a transferência do paciente para Mossoró (RN) ou Fortaleza.
De acordo com a deputada, o paciente teve que ser trazido para a Capital para tentar uma vaga nos hospitais, mesmo correndo o risco de não ser atendido de imediato. “O hospital do Aracati poderia resolver o problema, mas o paciente teve que vir pra Fortaleza porque o médico, que é pago com dinheiro público, disse que não vai atender”, lamentou a deputada.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PSD) ressaltou que o caso demonstra a importância de fortalecer os hospitais polo e levar as especialidades básicas da medicina para o Interior do Estado.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) avaliou que o médico não agiu de forma correta. Ele acrescentou que há possibilidade de o dedo ser reimplantado, mas não se pode esperar muito para realizar o procedimento.
Já o deputado Roberto Mesquita (PV) defendeu a necessidade de sensibilizar os médicos e conscientizá-los do compromisso que devem ter com a profissão. Ele também criticou a falta de recursos na área e sugeriu ser necessário repensar os modelos de gestão da saúde.
JM/GS
Foto: Máximo Moura
Fonte:
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário