Dep Dra Silvana |
A deputada Dra. Silvana (PMDB) cobrou, nesta quinta-feira (23/11), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, apoio do Governo à Orquestra Eleazar de Carvalho. “A minha preocupação é que os músicos estão sem poder sobreviver, a maioria sem salário ou vivendo de apresentações, porque estão sem apoio do Estado”, relatou.
Conforme a peemedebista, desde 2012 a orquestra está sem receber recursos, que foram afiançados pelo Estado por conta de problemas burocráticos. “Eles são músicos, não têm condições de pagar um grande contador, alguém que possa ajudar nessas liberações, e por conta de trâmites burocráticos acabam sem receber o que realmente foi trabalhado”, explicou.
A parlamentar reconhece que é preciso obedecer o rigor jurídico, mas sugeriu “que o Estado veja com olhos diferenciados alguém que só leva a arte, para facilitar que esses entraves sejam vencidos e esse dinheiro chegue até a conta da orquestra”.
Dra. Silvana afirmou que a orquestra tem o desejo de fazer um trabalho com a comunidade e que, segundo ela, já tem espaço cedido pelo Theatro José de Alencar. “Mas é preciso, para viabilizar, de um orçamento que dá R$ 1 milhão por ano. Acho que é simbólico, visto a quantidade de projetos que a Casa e o Estado apoiam”, ponderou.
A deputada parabenizou a atuação do secretário de Cultura, Fabiano Piúba, que, conforme avaliou, tem tido “um perfil extremamente altivo e nobre à frente da pasta”. “Liguei para ele intercedendo pela orquestra e ele já estava a par de todo o problema que a orquestra está passando e se comprometeu, junto com esta Casa, a dar o apoio necessário”, relatou.
A parlamentar enalteceu a ideia do deputado Elmano Freitas (PT), que já foi secretário de educação municipal, de transformar a orquestra em patrimônio histórico-cultural, a fim de que seja financiada e amparada. “Estamos tendo a oportunidade de oferecer ao estado do Ceará uma arte consagrada”, sugerindo uma força-tarefa em prol da orquestra.
Em aparte, o deputado Agenor Neto (PMDB) e a deputada Fernanda Pessoa (PR) parabenizaram o discurso e se disponibilizaram a ajudar na causa.
Agenor lembrou que, quando esteve à frente do município de Iguatu implantou a Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho, a primeira escola de música erudita do Ceará. Segundo ele, filho de uma auxiliar de serviços gerais do Liceu de Iguatu, por estar fazendo parte da escola de música erudita, ganhou uma bolsa no exterior e passou cinco anos estudando música. A vocação está dentro dessas crianças, desses adolescentes, mas precisa de apoio”, afirmou.
A deputada Fernanda Pessoa (PR) lembrou que a ação é importante, sobretudo pela quantidade de mensagens do Governo de incentivo à cultura. “Então, para que mais justo que homenagear essa orquestra?”, disse. Conforme a parlamentar, a orquestra está com 20 anos de existência, o que em breve será, segundo ela, objeto de evento para comemorar. “Não precisa só de sessão solene, mas de incentivar e principalmente fazer com que as nossas crianças tenham esses mestres para aprender”, reforçou.
LS/PN
Foto: Edson Júnior Pio
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário