Adicionar legenda |
O Selo Escola Sustentável objetiva fomentar a consciência em relação ao uso racional dos recursos públicos e naturais, engajando todos que fazem a escola nas ações desenvolvidas, durante o ano letivo, que reduzam impactos ao meio ambiente e demonstrem responsabilidade com o bem-estar das pessoas e melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar.
A primeira reunião, segundo a parlamentar, aconteceu no dia 13 de setembro, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), com o objetivo de avaliar o regulamento do programa. “Nossa comissão é formada por representantes da Sema, Secretaria de Educação do Estado, Comissão do Meio Ambiente e de Educação da Assembleia Legislativa, Conselho Estadual do Meio Ambiente e de Educação”, informou.
Na oportunidade, a comissão decidiu que, durante o ano letivo, as escolas deverão registrar e documentar todas as atividades ligadas à área socioambiental e enviar a documentação comprobatória ao sistema Selo Escola Sustentável. “O selo busca diagnosticar ações e projetos pedagógicos em educação ambiental, bem como estimular ações e projetos que ampliem o pensamento crítico com as questões ambientais”, explicou a deputada.
Para Dra. Silvana, existe a necessidade de conscientização sobre atividades sustentáveis, e essa ideia deve ser plantada desde o início da vida do cidadão, dentro das escolas. “Precisamos do desenvolvimento e do emprego, mas também preservar nossas riquezas naturais para as próximas gerações. Quando nos calamos, permitimos os insultos ao nosso meio ambiente”, declarou.
Sobre a premiação, a parlamentar disse que a ideia é que a escola primeira colocada receba R$ 50 mil. O segundo e o terceiro lugar também deverão ser premiados com outras quantias. “Nosso desejo é que todas alcancem os 700 pontos e recebam o selo e que os primeiros lugares recebam o prêmio e façam o melhor aproveitamento”, salientou.
A deputada convidou ainda os parlamentares a participarem do Seminário que acontecerá no dia 21 de setembro, com a presença do secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar, com o intuito de debater o novo financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
LA/AT
Foto: Máximo Moura
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário