Dep Dra Silvana (PR) |
A deputada Dra. Silvana (PR), no tempo de liderança da sessão plenária desta terça-feira (02/04), comemorou a indicação do marido, deputado federal Jaziel Pereira (PR/CE) para a presidência da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Domiciliar, na Câmara Federal.
De acordo com a deputada, a frente instalada nesta terça-feira já tem 221 membros, entre deputados federais e senadores. "A frente nada mais é do que a tentativa de regulamentar o ensino domiciliar que já existe", informou.
Dra. Silvana disse que muitas famílias brasileiras já seguem o exemplo de pelo menos outros 60 países, onde os pais são responsáveis pelo ensino do filho em casa.
Conforme a deputada, ela e as irmãs foram alfabetizadas em casa por uma professora particular, porque na época só os mais ricos tinham acesso à escola de alfabetização. "Quando entrei no colégio, eu já sabia ler e escrever e achava patético ver os colegas aprendendo a soletrar", declarou.
A parlamentar citou o filho como exemplo, que não se adaptou à escola tradicional, fez o ensino médio em casa e hoje cursa Medicina em uma universidade particular.
Segundo a parlamentar, o deputado Jaziel Pereira assumiu a presidência da frente para agilizar a regulamentação do ensino domiciliar. No ano passado, o tema foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que aguarda apenas regulamentação para se posicionar. "É justo que os jovens que estudaram em casa tenham acesso ao certificado e que possam concorrer no Enem", pontua.
Dra. Silvana informou ainda que estatísticas revelam que as crianças e adolescentes que estudaram em casa são bem sucedidos em provas e concursos públicos.
A deputada rebateu a informação de que a regulamentação do ensino domiciliar vai acabar com escola tradicional e deixar muitos professores desempregados. Segundo ela, o que vai acontecer é justamente o contrário, vai aumentar o número de professores particulares para fazer o acompanhamento desses estudantes.
"A minha defesa, a defesa do Jaziel, da Câmara Federal e do Senado tem respaldo científico e vem de encontro à necessidade de muitas famílias brasileiras que querem ver a regulamentação do ensino domiciliar", destacou.
WR/LF
Foto: Paulo Rocha
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário